domingo, março 26, 2006

Acupuntura como tratamento complementar nas disfunções temporomandibulares: revisão da literatura

A dor caracteriza-se como um estímulo orgânico de resposta do organismo a alterações que prejudiquem seu pleno funcionamento. Entretanto, dependendo da intensidade e da duração, pode dificultar o estabelecimento de tratamentos que visem eliminar seu fator etiológico. Por isso, seu controle passa a ser encarado como fundamental no plano de tratamento genérico. As dores crônicas são mais difíceis de serem controladas e freqüentemente são encontradas nas regiões de cabeça e pescoço. Além dos métodos convencionais de controle da dor, a acupuntura surge na odontologia como método alternativo eficiente e com bons resultados em diversas alterações do aparelho estomatognático, como nas disfunções temporomandibulares. Este artigo tem por objetivo revisar a literatura, avaliando os resultados obtidos nas pesquisas que relacionam a acupuntura com o tratamento de dores orofaciais crônicas, especificamente as DTMs, e analisando sua eficiência e limitações em relação às terapias convencionais. A revisão da literatura foi baseada em pesquisa na base de dados PubMed, relativa ao período de 1973 a 2004, utilizando as palavras-chave “acupuncture and temporomandibular dysfunction” e selecionando, entre os artigos encontrados, aqueles que correlacionavam a aplicação da acupuntura na Odontologia, especialmente nas disfunções temporomandibulares. Também foram empregados livros contendo conceitos básicos de dor, fisiologia humana e acupuntura, além de artigos abrangendo princípios de oclusão. Diante do tema abordado neste artigo é possível concluir que a acupuntura tem se mostrado tão eficiente no controle de dores faciais quanto as terapias convencionais, principalmente em se tratando de dores de origem muscular.

Como publicado em: Revista de Odontologia da UNESP. 2005; 34 (1): 11-6
Branco CA, Fonseca RB, Oliveira TRC, Gomes VL, Fernandes Neto AJ. Acupuncture as a complementary treatment option to temporomandibular dysfunction: review of the literature. Rev Odontol UNESP. 2005; 34 (1): 11-6.




domingo, março 19, 2006

Avaliação eletromiográfica dos músculos temporal anterior e masséter em pacientes com sequelas de AVC isquêmico

O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade de eletromiográfica dos músculos temporal anterior e masseter de sete pacientes com seqüela de acidente vascular encefálico isquêmico, capazes de entenderem instruções verbais, sem sinais ou sintomas de disfunção têmporo-mandibular, oclusão normal e idades entre 46 a 75 anos (média 60,6 anos). Foram feitos registros da atividade eletromiográfica durante posição postural de repouso mandibular e contração isotônica. Para o registro da atividade eletromiográfica dos músculos estudados foram utilizados eletrodos de superfície ativos (Lynx Eletronics Ltda.) colocados bilateralmente sobre temporal anterior e masseter. A atividade elétrica foi analisada em RMS (“rootmean-square”) e expressa em microvolts (μV) para as fases de repouso e contração isotônica de cada músculo. O teste não paramétrico de Wilcoxon T foi empregado para comparar a atividade de elétrica entre os lados afetados e não dos músculos avaliados. Ficou demonstrado que não houve diferença significante nos valores da atividade elétrica em RMS para os músculos avaliados entre o lado afetado pelo acidente vascular encefálico isquêmico e o não afetado, embora tenha havido predomínio de masseter e temporal anterior contra lateral ao lado afetado.


Maria Teresa Botti Rodrigues dos SANTOS*
Daniela A. BIASOTTO-GONZALEZ**
Fausto BÉRZIN***