domingo, abril 16, 2006

Presença de desconforto na articulação temporomandibular relacionada ao uso da chupeta




OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo analisar se o tempo de uso da chupeta influenciava no aparelho estomatognático em crianças que não apresentavam outros hábitos parafuncionais.
FORMA DE ESTUDO: Estudo de coorte transversal.
MATERIAL E MÉTODO: Para coletar os dados, mães de 90 crianças de três a sete anos responderam a um questionário. As crianças foram divididas em três grupos: não usaram chupeta; usaram até dois anos; usaram até mais de dois anos.
RESULTADO: Entre as crianças que não usaram chupeta e naquelas que fizeram uso desta por mais de dois anos, notou-se maior prevalência de dor ou desconforto no aparelho estomatognático. Já as crianças que fizeram uso da chupeta até dois anos, essa prevalência foi menor.
CONCLUSÃO: Conclui-se, então, que a chupeta é importante por fazer com que a criança realize movimentos de sucção, preparando-a para a introdução de alimentos sólidos. Porém, se usada por tempo prolongado, pode prejudicar a articulação e, conseqüentemente, a qualidade de vida da criança.


TOSATO, Juliana de Paiva, BIASOTTO-GONZALEZ, Daniela Aparecida and GONZALEZ, Tabajara de Oliveira. Presence of temporomandibular joint discomfort related to pacifier use. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. May/June 2005, vol.71, no.3 [cited 16 April 2006], p.365-368. Available from World Wide Web: . ISSN 0034-7299.


Juliana de Paiva TosatoI; Daniela Aparecida Biasotto-GonzalezII; Tabajara de Oliveira GonzalezIII

IFisioterapeuta, Estagiária da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP
IIDoutora em Biologia e Patologia Buco Dental pela FOP/UNICAMP, Professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Nove de Julho
IIIMestre em Reabilitação pela UNIFESP, Professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Mogi das Cruzes

Nenhum comentário: