quinta-feira, abril 20, 2006

SÍNDROME MIOFASCIAL e ATM


A disfunção têmporo-mandibular, denominação genérica corresponde a um conjunto de anormalidades na articulação responsáveis por dores crônicas do tipo recorrente, não progressivas que se manifestam por dor localizada ao redor da orelha ou região que pode se irradiar para o pescoço, mandíbula, dentes, leve ou moderado que é exacerbada pelo ato mastigatório. Esta dor é de origem muscular, articular ou mista. Ela inclui vários subgrupos de dores músculo-esqueléticas relacionadas a atividade mandibular, portanto, a denominação DTM engloba as condições dolorosas crônicas decorrentes dos músculos mastigatórios, das articulações temporo-mandibulares e das estruturas associadas. Na maioria das vezes o desarranjo interno é devido a sobre carga micro ou macro traumática da articulação com o comprometimento da musculatura da circunvizinhas. Este conceito sugere que o diagnóstico em DTM deve englobar além dos aspectos físicos, emocionais, comportamentais e sociais dos pacientes. Entre as causas secundária temos: má oclusão dentária, artrite reumatóide, artrose, deslocamento do disco presente na articulação. Porém a principal causa é a síndrome miofascial dos músculos mastigatórios. Esta ocorre devido a uso repetitivo e não persistente da musculatura envolvida.
Por: Prof. Dr. José Goldenberg (www.portaldacoluna.com.br)

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara Gi -

Parabéns pelo blog. Estou em Florianópolis, sou dentista. Minha esposa está com crise derivada de DTM. Vc saberia recomendar um profissional qualificado para este problema por aqui? Meu e-mail é ricovalls@gmail.com.

Obrigado,
Ricardo.

Anônimo disse...

Tambem gostaria de recomendação de algum profissional em florianopolis, qu trate DTM.
E-mail: li_li_i_i@hotmail.com
Obrigado.
Lilian Elias

Michélle disse...

Olá e parabéns pelo conteúdo de qualidade.
Sou fisioterapeuta especializada em tratamento de dor orofacial e DTM. Atendo no Sul da Ilha e Santa Mônica em Florianópolis. Precisando...
Abraços,
Michélle De Patta
CREFITO 5-36070
Tel (48) 9167-5337